9 Sintomas da Diabetes

9 sintomas da diabetes e1582848853972 9 Sintomas da Diabetes
diabetes controlada banner 336x280

A diabetes  Ă© uma doença causada pelo excesso de glicose no sangue, sendo dividida em dois tipos: de carĂĄter genĂ©tico, chamada de tipo 1, e a adquirida ao longo da vida, muitas vezes pelos maus hĂĄbitos de alimentação e sedentarismo.

O diabetes mellitus tipo 1 é uma doença crÎnica que ocorre quando o pùncreas produz muito pouca ou nenhuma insulina. A insulina é um hormÎnio que ajuda o corpo a absorver e utilizar glicose dos alimentos. Sem insulina, os níveis de glicose tornam-se mais elevados que o normal.

O diabetes mellitus tipo 2 Ă© uma doença crĂŽnica que ocorre por uma combinação de produção insuficiente de insulina e resistĂȘncia do corpo Ă  mesma.

Explicando melhor, o paciente produz menos insulina do que deveria e ela ainda funciona mal.

O diabetes tipo 2 estĂĄ intimamente ligado ao sedentarismo e ao excesso de peso.

VocĂȘ TambĂ©m Vai Gostar

Sintomas da Diabetes

Sintomas Da Diabetes Tipo 1:

Um dos sintomas da diabetes tipo 1 Ă© a necessidade de urinar vĂĄrias vezes diariamente: caso sinta-se vontade de ir ao banheiro com mais frequĂȘncia e sem nenhuma explicação aparente, pode ser um sinal de alteração nas taxas de açĂșcar.

A sede e a fome constantes também são sintomas.

Outro sintoma da diabetes tipo 1 é o emagrecimento, inclusive em casos onde a pessoa sente muita fome, ou seja: a pessoa sente fome, come bem, mas emagrece, o que configura um sinal de alerta, assim como mudanças de humor, nervosismo, fadiga e fraqueza.

Os sintomas sĂŁo hĂĄlito frutado, cetonas na urina, dificuldade respiratĂłria, nĂĄuseas, vĂŽmitos, dor abdominal, e confusĂŁo mental.

Deve-se tomar cuidado, pois a cetoacidose pode levar ao coma e à morte. Ao menor sinal, deve-se procurar um médico especialista em diabetes.

Os sintomas da diabetes tipo 1 são mais comuns nas crianças e adolescentes, e podem ser:

diabetes controlada banner 730x200
  • PoliĂșria, que Ă© a urina em excesso, inclusive Ă  noite;
  • Polidipsia, que Ă© ter sede em excesso, mas a boca permanece seca;
  • Polifagia, que Ă© fome em excesso;
  • Perda do peso sem causa aparente, mesmo comendo bem;
  • Cansaço fĂ­sico fĂĄcil;
  • Sensação de fraqueza;
  • Letargia ou aumento do sono;
  • Coceira em todo corpo;
  • InfecçÔes recorrentes.

Sintomas Da Diabetes Tipo 2:

JĂĄ os sintomas da diabetes tipo 2, tambĂ©m chamada de diabetes adquirida, incluem a ocorrĂȘncia de infecçÔes constantes, como de pele, de rins e de bexiga (infecção urinĂĄria).

Caso haja recorrĂȘncia do quadro de infecção, vale a pena investigar se a causa nĂŁo Ă© a diabetes.

Nesse cenĂĄrio, Ă© comum ocorrer algumas doenças como candidĂ­ase, tanto no homem quanto na mulher, que Ă© um tipo de infecção provocada pelo fungo Candida Albicans que costuma ocorrer geralmente na lĂ­ngua, boca, vagina ou no pĂȘnis.

Outra condição que pode ocorrer é a Acantose Nigricans, uma doença de pele relativamente rara que provoca manchas (pele escurecida), deixa a pele espessa e rugosa e costuma atingir o pescoço, as axilas e virilhas.

A ocorrĂȘncia de formigamento nos pĂ©s pode ser um sinal de diabetes. AlĂ©m disso, hĂĄ tambĂ©m alguns sintomas comuns entre a diabetes mellitus tipo 1 e 2: a vontade de urinar toda hora, a fome constante e a sede (boca seca) frequente.

A tontura tambĂ©m pode ocorrer em casos de hipoglicemia, nĂ­veis baixos de açĂșcar (glicose) no sangue, e tambĂ©m de hiperglicemia, nĂ­veis altos de açĂșcar no organismo.

Os sintomas da diabetes tipo 2 aparecem de modo gradativo. É importante deixar claro que um sintoma apenas nĂŁo fecha um diagnĂłstico: Ă© necessĂĄria a junção de mais sintomas para que se confirme a suspeita de diabetes e se comece uma investigação atravĂ©s de exames, como Glicemia em jejum, Hemoglobina glicada e Curva glicĂȘmica.

AlĂ©m Disso, Podem Surgir Outros Sintomas Que EstĂŁo Relacionados Às ComplicaçÔes Que A Doença Pode Trazer, Como:

  • VisĂŁo sempre turva ou embaçada, afetando os dois olhos;
  • MĂĄ cicatrização das feridas ou demora para cicatrizar;
  • Formigamento nos pĂ©s, numa fase mais avançada da diabetes;
  • InfecçÔes frequentes, como candidĂ­ase, furĂșnculo e infecção urinĂĄria, por exemplo.

Sintomas De Diabetes Gestacional

Os sintomas da diabetes gestacional sĂŁo os mesmos da diabetes tipo 2, e incluem: sede excessiva, boca seca, e aumento da vontade de urinar.

Estes sintomas podem surgir em qualquer fase da gravidez e, por isso, o mĂ©dico poderĂĄ solicitar a realização do teste de glicose sanguĂ­nea de 2 a 3 vezes durante a gestação para o controle da taxa de açĂșcar no sangue.

Se nĂŁo bem controlada durante a gestação, a diabetes pode causar complicaçÔes como parto prematuro, prĂ©-eclĂąmpsia e excesso de peso no bebĂȘ.

Se vocĂȘ quer se livrar do Diabetes e evitar suas terrĂ­veis complicaçÔes como: cegueira, feridas que nĂŁo cicatrizam e amputaçÔes â–șâ–ș CONHEÇA ESTE MÉTODO AQUI QUE REVERTE SEU DIABETES EM ATÉ 30 DIAS ◄◄

diabetes controlada banner 725x342
0 Shares: