Chá Verde: Os 12 Benefícios do Chá Verde Para Saúde

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O Chá Verde é uma excelente forma de começa o dia bem, não há nada melhor do que uma xícara de chá verde. Com o sabor forte, os benefícios são grandiosos e o seu consumo tem crescido na última década em todo o mundo.

O chá verde foi mostrado ser muito benéfico para a saúde, principalmente porque ele atua como um antioxidante e é uma substância anti-envelhecimento.

Uma pessoa pode ter diferentes opções de chá verde por sua grande variedades. Contém uma variedade de nutrientes ou seja, enzimas, lipídeos, carboidratos, aminoácidos, esteróis, polifenóis, vitaminas, cafeína e outros. Então, Vamos ver quais são os 12 benefícios do chá verde para saúde.

Os Benefícios do Chá verde:

Poderoso Antioxidante: O chá verde é famoso por sua propriedade antioxidante. Consiste em catequina, epicatequina, epicatequina galato (ECG), epigalocatequina galato (EGCG), Proantocianidinas. Coletivamente conhecidos como Flavonoides, que são antioxidantes. Os antioxidantes restringe o crescimento das células do câncer e mantêm as células saudáveis protegidas. Eles lutam contra micro-organismos no corpo e constrói o Sistema imunológico mais forte!

Amigo do Coração: Como mencionado anteriormente o chá verde é uma fonte rica em antioxidantes. Os antioxidantes ajudam na oxidação de LDL (colesterol mau) e reduz o sangue a lipoproteína de baixa densidade. Pode reduzir o risco de ataque cardíaco e reduzir as doenças cardiovasculares e degenerativas. É uma fonte de flavonóides que relaxa os vasos sanguíneos, a fim de melhorar o fluxo de sangue e impede a coagulação do sangue. 

Anti-envelhecimento: O chá verde atua como um escudo e impede que os raios ultravioleta danifica a pele. O chá tem uma capacidade de absorção dos radicais de oxigênio elevado que, basicamente, combate os radicais livres, proporcionando proteção contra os raios nocivos do sol. A presença de antioxidantes polifenóis ajuda a fornecer brilho e combatem os radicais livres. Os antioxidantes prolonga assim o envelhecimento e marcas de rugas de uma pessoa.

Ajuda no Combate Contra o Câncer: O chá verde nos protegem do câncer. Presença de antioxidantes ajuda o corpo a proteger as células saudáveis de ficar danificado e mata as células cancerosas. mostrou-se que proteger contra vários tipo de câncer como os de mama, do cólon, colo-retal, da pele, do pulmão, esófago, estômago, intestino delgado, pâncreas, fígado, ovário, próstata e cancro oral.

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Ajuda a Prevenir a Doença de Alzheimer e de Parkinson: O chá verde tem sido cientificamente comprovada em ajudar a reduzir o aparecimento de doença como Alzheimer. Ele ajuda a melhorar a memória de uma pessoa. Basicamente o chá atrasa o processo de redução de acetilcolina, que é um fator importante para a ocorrência da doença de Alzheimer. Também reduz o dano celular no cérebro, reduzindo assim outras doenças cerebrais, como o Parkinson.

Ajuda no Controle da Diabetes: Pessoas que sofrem de diabetes pode realmente se beneficiado por consumir chá verde. Ela regula o nível de glicose no corpo de uma pessoa e reduz a taxa de aumento do nível de açúcar. Isso resulta em melhor funcionamento do pâncreas, uma vez que estimula a produção de insulina.

Auxilia na Perda de Peso: O chá verde ajuda a aumentar a taxa de metabolismo do corpo reduzindo assim o peso. É uma fonte de polifenóis, que se dissolve de triglicéridos no corpo. Pessoas conscientes obesas e de saúde deve beber um copo diário de chá verde para reduzir o teor de gordura no corpo.

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Chá Verde – Outros benefícios

  • O consumo regular reduz a pressão arterial.
  • Aumenta a densidade óssea e força.
  • Conhecido por reduzir a asma, estresse e herpes.
  • Ele pode ser útil contra o frio e gripe, intoxicação alimentar e várias doenças hepáticas.
  • Os benefícios para saúde também inclui proteção contra a cárie dentária. Ele reduz a cavidade, a peste e protege contra várias infecções de garganta.

Chá Verde X Outros alimentos

Como não há uma tabela nutricional oficial do chá, pois sua composição depende de diversas condições de plantio e terra, é mais difícil comparar os valores nutricionais do chá verde com outros alimentos. Porém, é possível confrontarmos alguns valores e propriedades já conhecidos, confira:

  • As propriedades digestivas do chá verde são diferentes de qualquer outro chá, como hortelã, menta, hibisco, psilium, cáscara-sagrada, zedoária e fucus. Isso porque, enquanto esses atuam estimulando os sucos gástricos, o chá verde parece melhorar a atividade das bactérias boas do intestino, conhecidas como microbiota intestinal, apesar de não haver comprovações científicas ainda.
  • A quantidade de cafeína no chá verde é semelhante ao café. Enquanto o último têm 73 mg de cafeína em 60 ml, bem menos do que uma xícara, o chá verde pode conter até 80 mg do nutriente a cada 150 ml, ou seja, uma xícara de chá. Uma quantidade bem maior, e ainda com a vantagem de trazer outras propriedades benéficas para saúde e um efeito calmante que se equilibra com a cafeína. Porém, lembre-se que consumir logo após as refeições, como fazemos com o cafezinho, pode prejudicar a absorção do ferro, pois ele contém uma quantidade baixa de taninos, como todo já, que se prende ao mineral dificultando sua absorção.

Chá Verde Quantidade Recomendada

Os estudiosos se dividem quanto à quantidade ideal de consumo ao dia. Alguns comentam para se consumir entre três a quatro xícaras, outros para consumir até seis. Como a partir de 600 ml de ingestão diária começam alguns efeitos colaterais, o melhor é não ultrapassar essa quantidade, que equivale a quatro xícaras de chá por dia.

A vantagem de seguir essa quantidade é reduzir um pouco a diurese excessiva provocada pela ingestão dessa bebida.

Chá Verde Contraindicações

Gestantes devem evitar tomar o chá, pois ele pode reduzir o fluxo de sangue para a placenta, dificultando o desenvolvimento do feto.

Pessoas com hipertireoidismo também devem evitar o chá, já que elas estão mais propensas à aceleração do metabolismo, devido a maior produção de hormônios da tireoide. Também é contraindicado a hipertensos, pessoas com glaucoma e irritações gástricas.

O chá verde também pode ter interações medicamentosas com remédios que estimulam o sistema nervoso simpático, portanto ele não é indicado para quem os ingere. Vale consultar seu médico antes de começar a tomar.

Chá Verde Como Consumir

O chá verde pode ser encontrado em pó, saquinhos e até mesmo cápsulas. Mas nenhuma dessas versões preserva os nutrientes originais e mais importantes do chá como as folhas da erva, que deve ser preparada em forma de infusão.

Mas é preciso tomar alguns cuidados ao preparar seu chá verde em casa. Ao fazer a infusão é muito importante não deixar a água ferver. Coloque a água no fogo e espere formar as primeiras bolhas. Então, acrescente duas colheres de sopa na água, desligue o fogo e deixe por cinco a dez minutos, abafando. Para reduzir o efeito estimulante, experimente descartar essa primeira água e então repetir o processo.

Depois de pronto, ele deve ser conservado em um recipiente de vidro na geladeira ou em garrafa térmica, e suas propriedades permanecem intactas por apenas 24 horas.

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