Como Evitar Diabetes: 9 Partes do Corpo Podem Sofrer Com a Doença

como evitar diabetes
diabetes controlada banner 336x280

Como evitar Diabetes, “O diabetes é uma doença silenciosa”, diz a endocrinologista Márcia Queiroz. Quando os níveis de açúcar no sangue começam a aumentar, o corpo se adapta. Por isso, não há sintomas. “É muito comum uma pessoa chegar ao hospital com infarto do miocárdio sem saber que é diabética.

Em geral, a alimentação dos diabéticos deve ser tão equilibrada, variada e completa como a alimentação de qualquer indivíduo saudável.

À luz do conhecimento atual, não se justifica encorajar as pessoas diabéticas a não comer hidratos de carbono. De fato, é importante que incluam na alimentação diária o consumo de hortícolas, frutos, cereais de grão inteiro e leguminosas, todos ricos em hidratos de carbono, mas igualmente ricos em fibra alimentar, vitaminas, minerais, antioxidantes e outras substâncias protetoras.

Apesar dos diabéticos não estarem absolutamente proibidos de ingerir açúcar ou alimentos açucarados, convém lembrar que estes alimentos, além de contribuírem para uma rápida subida da glicemia (açúcar no sangue), apresentam, normalmente, uma elevada densidade calórica, e, simultaneamente, déficits de fibras, vitaminas e minerais.

Por isso, não acrescentam qualquer valor a uma alimentação que se pretende saudável, além de contribuírem para o aumento de peso.

A obesidade e a diabetes estão fortemente associadas. Os excessos alimentares conduzem a uma maior formação de tecido adiposo, que influencia a sensibilidade celular à insulina, causando insulinorresistência. A persistência desta situação conduz à diabetes tipo 2.

Também não é raro um paciente ter cegueira e ignorar ser portador da doença.” Apesar disso, entre 8% e 10% dos brasileiros têm diagnóstico confirmado de diabetes. Com o crescente ganho de peso da população, esse percentual tende a aumentar.

Como Evitar Diabetes: Entenda O Funcionamento Do Diabetes

A doença pode ser explicada como uma diminuição do metabolismo do açúcar. Ou seja, as células não absorvem toda a glicose dos alimentos e a concentração dessa substância no sangue aumenta. O que prejudica a entrada de açúcar nas células é a ausência ou a insuficiência de um hormônio chamado insulina, produzido pelo pâncreas. A insulina “abre a porta” da célula para a glicose e é liberada no corpo sempre que a pessoa se alimenta. Quando ela come muito, por exemplo, o pâncreas precisa produzir muita insulina e pode ficar sobrecarregado. Se a pessoa tem sobrepeso, o excesso de gordura nas células prejudica a ação do hormônio. “Não engordar é o fator mais importante da prevenção”, explica a especialista.

Os Tipos De Diabetes

O diabetes tipo 1 é mais frequente em crianças e adolescentes. O portador para de produzir insulina e se torna dependente de injeções pelo resto da vida. Os médicos ainda desconhecem as causas dessa modalidade da doença. O tipo 2 é mais comum e atinge principalmente adultos com mais de 40 anos. A ocorrência de diabetes na família é um fator de alto risco, assim como o sedentarismo, o sobrepeso e a obesidade. Nesse caso, o pâncreas fica sobrecarregado e produz insulina em quantidades insuficientes. Por isso, o tratamento é possível apenas com medicação.

Você Também Vai Gostar

Como Prevenir Diabetes

Adotar um estilo de vida saudável é fundamental para evitar o desenvolvimento da doença. Isso inclui uma alimentação equilibrada, sem excesso de açúcar e carboidratos, ao menos 150 minutos de atividade física por semana e um checkup anual. É importante ficar atenta aos fatores de risco: idade, obesidade, hipertensão, colesterol alto, histórico de diabetes ou de doenças cardíacas na família e diabetes durante a gravidez. Pessoas com mais de 40 anos estão mais propensas a desenvolver diabetes tipo 2. Por isso, é essencial procurar um médico e fazer os exames.

Veja Quais Partes Do Corpo Sofrem Com A Doença

É possível ter diabetes sem saber. Confira os principais sintomas e complicações da doença para não ser pega de surpresa.

diabetes controlada banner 730x200

Como Evitar Diabetes – Cérebro 

A doença pode deixar o cérebro mais lento. O diabetes também é um dos fatores que causam derrame ou AVC (Acidente Vascular Cerebral).

Como Evitar Diabetes  – Rins 

Insuficiência renal. O excesso de glicose prejudica a capacidade de filtragem do sangue.

Como Evitar Diabetes  – Bexiga

O diabético urina várias vezes, principalmente à noite. Pode haver dificuldade de eliminar a urina. No homem, também há o risco de impotência.

Como Evitar Diabetes  – Pés Machucados 

Feridas que não saram, dores, formigamento e diminuição da sensibilidade (a doença danifica o sistema nervoso).

Como Evitar Diabetes  – Olhos

Visão embaçada. Em estágio avançado, o diabetes pode provocar cegueira. A doença danifica os vasos sanguíneos da região.

Como Evitar Diabetes  – Boca

Sede constante e intensa, provocada pela desidratação, e hálito com cheiro de acetona.

Como Evitar Diabetes  – Coração 

A doença predispõe à hipertensão e a doenças cardíacas. Pode causar infartos.

Como Evitar Diabetes  – Estômago

Fome intensa e emagrecimento, pois a glicose ingerida não é transformada em energia.

Como Evitar Diabetes  – Músculos

Funcionam sem renovação de energia. Isso causa fadiga persistente e fraqueza.

Veja Também: Como Controlar Diabetes? Dicas Controlar Diabetes!

Descubra como reverter o Diabetes Tipo 2 e Pré-diabetes em 30 Dias, naturalmente e sem efeitos colaterais! ►► Curar Diabetes Aqui! ◄◄

diabetes controlada banner 725x342
0 Shares: