Diabete Mellitus: Tipo 1 e Tipo 2

diabete mellitus
diabetes controlada banner 336x280

A Diabete Mellitus Ă© uma sĂ­ndrome caracterizada por altos nĂ­veis de açĂșcar no sangue. A glicose Ă© a principal fonte de energia do organismo, e depende de um hormĂŽnio a insulina (produzida no pĂąncreas) para entrar nas cĂ©lulas do organismo. Esse alto nĂ­vel de açĂșcar (glicose) no sangue Ă© causada por defeitos na secreção de insulina, na ação de insulina ou ambos.

Diabetes Porque Surge?

No diabetes, por algum motivo o pùncreas deixa de fabricar a insulina necessåria para fazer a glicose entrar na célula e, assim, alimentå-la.

Sem glicose as células ficam famintas e, começamos a sentir muita fome. Ao mesmo tempo, como a glicose não entra na célula, ela fica sobrando no sangue, o que faz com que transborde na urina, nos levando a urinar muito também e a sentir muita sede.

Algumas pessoas desenvolvem diabetes após doenças no pùncreas. Outras pessoas (a grande maioria) desenvolvem diabetes e não conseguimos descobrir a causa. Mas, sabemos que em qualquer das situaçÔes, o pùncreas não estå funcionando corretamente.

Seja nĂŁo fabricando nenhuma insulina (diabetes insulino-dependente), seja fabricando pouca insulina ou uma insulina fraca (diabetes nĂŁo insulino-dependente).

A diabetes é uma doença crÎnica. Ela não tem cura mas tem controle com o uso da medicação correta.

VocĂȘ TambĂ©m Vai Gostar

A Diabetes É Classificada Em 2 Tipos:

  • Diabete Mellitus tipo 1: ocorre ausĂȘncia total da produção de insulina pelo pĂąncreas. Pode ocorrer em qualquer idade, mas Ă© mais comum em indivĂ­duos com menos de 35 anos. O tratamento Ă© administração diĂĄria de injeçÔes de insulina, para que o metabolismo de açĂșcar seja regularizado. Sintomas: vontade de urinar vĂĄrias vezes, fome, sede, fraqueza, fadiga, perda de peso, nĂĄuseas, vĂŽmitos, nervosismo.
  • Diabete Mellitus tipo 2: produção insuficiente de insulina ou resistĂȘncia dos tecidos Ă  ação da insulina, ou seja, os tecidos (muscular e adiposo) nĂŁo consegue absorvĂȘ-la o que chamamos de resistĂȘncia insulĂ­nica. EstĂĄ muito relacionada Ă  obesidade e ao sedentarismo. Geralmente ocorrem apĂłs os 40 anos e o tratamento Ă© uma dieta adequada, exercĂ­cio fĂ­sico e Ă s vezes sĂŁo necessĂĄrios medicamentos orais e insulina. Sintomas: formigamento nos pĂ©s, infecçÔes frequentes, mĂĄ cicatrização e visĂŁo embaçada.

Como Lidar Com O Transtorno Da Diabetes Mellitus

A diabetes Ă© algo bastante complicado. Isto porque o tratamento tende a durar para toda a vida e a pessoa precisa aprender a conviver com os sintomas e transtornos.

NĂŁo hĂĄ uma cura para a diabetes, ela pode somente ser controlada.

De uma forma geral ela pode provocar duas situaçÔes: nĂ­vel alto de açĂșcar no sangue ou nĂ­vel baixo de açĂșcar no sangue.

diabetes controlada banner 730x200

Nesta Ășltima a pessoa sente fome, irritabilidade, nervosismo, fraqueza, tremores, palpitaçÔes, sudorese.

Jå na outra é comum haver sede, tontura, ùnsia, embaçamento da visão, dor no estÎmago, hålito com odor estranho, vontade frequente de fazer xixi, rosto corado, pele seca e respiração acelerada, por exemplo.

Importùncia Da Alimentação

O cuidado com a alimentação é fundamental.

A glicose é proveniente principalmente do que ingerimos, sendo que estå presente em alimentos com amido como pães, arroz e massas, por exemplo. Portanto, ter atenção ao que se come é imprescindível neste caso.

Portadores de diabetes precisam estabelecer juntamente de um nutricionista um plano alimentar.

É preciso descobrir quantas calorias precisam ser ingeridas em cada refeição e com que frequĂȘncia comer.

As refeiçÔes terão horårios determinados e legumes, verduras e frutas deverão ser ingeridos.

VocĂȘ TambĂ©m Pode Gostar Destes Artigos:

Sintomas da Diabetes

Como evitar Diabetes! Prevenir Diabetes!

Como Controlar Diabetes? Dicas Controlar Diabetes!

Agora se vocĂȘ quer realmente se livrar das Diabetes este MÉDICO EXPLICA COMO REDUZIR EM 83% a QUANTIDADE DE MEDICAMENTOS E CONTROLAR A DIABETES TIPO 2 PARA SEMPRE â–șâ–ș POR FAVOR VEJA O VÍDEO ATÉ O FINAL ISSO PODE MUDAR SUA VIDA CLIQUE AQUI ◄◄

diabetes controlada banner 725x342
0 Shares: