Diabetes Mellitus Tipo 1

diabetes mellitus tipo 1
diabetes controlada banner 336x280

O diabetes mellitus tipo 1, tamb√©m conhecida como diabetes insulino dependente ou diabetes infantil, √© uma doen√ßa auto-imune na qual o corpo produz anticorpos que atacam c√©lulas do p√Ęncreas que produzem a insulina.

Como conseq√ľ√™ncia, h√° um aumento de glicose no sangue e diminui√ß√£o deste nutriente dentro da c√©lula.

A doen√ßa se manifesta com maior freq√ľ√™ncia na adolesc√™ncia e em pa√≠ses com predom√≠nio de caucasianos. Ela √© mais freq√ľente em fam√≠lias com casos de pessoas com diabetes tipo 1.

Diabetes Porque Surge?

Algumas pessoas desenvolvem diabetes ap√≥s doen√ßas no p√Ęncreas. Outras pessoas (a grande maioria) desenvolvem diabetes e n√£o conseguimos descobrir a causa.

Mas, sabemos que em qualquer das situa√ß√Ķes, o p√Ęncreas n√£o est√° funcionando corretamente. Seja n√£o fabricando nenhuma insulina (diabetes insulino-dependente), seja fabricando pouca insulina ou uma insulina fraca (diabetes n√£o insulino-dependente).

A diabetes √© uma doen√ßa cr√īnica. Ela n√£o tem cura mas tem controle com o uso da medica√ß√£o correta.

O não controle da diabetes leva a pessoa a um processo de envelhecimento rápido, com falência de órgãos importantes como rins, olhos, cérebro pois o excesso de glicose na circulação promove lesão de pequenos vasos sanguíneos que pode ocorrer em qualquer órgão do corpo.

Por isso, cuide-se. Tome sua medica√ß√£o corretamente, fa√ßa dieta, evite a√ß√ļcares, doces, etc. Coma verduras, legumes, saladas, cereais, alimentos integrais e n√£o deixe de realizar atividade f√≠sica.

Você Também Vai Gostar

Causas Diabetes Mellitus Tipo 1

A causa da diabetes tipo 1 est√° relacionada √† uma aus√™ncia de produ√ß√£o de insulina pelo p√Ęncreas.  A quest√£o √© ent√£o saber o motivo disso.

A diabetes tipo 1 √© uma doen√ßa auto-imune, isto quer dizer que o corpo ataca as suas pr√≥prias c√©lulas, neste caso as c√©lulas beta nas ilhotas de Langerhans (um tecido do p√Ęncreas) que √© destru√≠do pelos ataques do pr√≥prio corpo.

Em uma pessoa que não sofre de diabetes tipo 1 estas ilhotas são responsáveis pela síntese de insulina.

diabetes controlada banner 730x200

A causa exata da produção desses auto-anticorpos pelo corpo ainda é incerta. Estima-se que no início, as causas hereditárias (genéticas) podem explicar o processo auto-imune desta doença metabólica.

O gene que confere maior suscetibilidade est√° no cromossomo 6p.

Sintomas Diabetes Mellitus Tipo 1

Os sintomas da diabetes tipo 1, antes do diagnóstico efetuado por um médico são os mesmos de uma hiperglicemia:

  • fadiga, vontade freq√ľente de urinar, n√°useas, sede, vis√£o emba√ßada, coceira na regi√£o genital.
  • perda de peso, fome exacerbada.

Aqui est√£o algumas informa√ß√Ķes interessantes ap√≥s o in√≠cio do tratamento (geralmente √† base de insulina) depois do diagn√≥stico da diabetes tipo 1:

Complica√ß√Ķes Diabetes Mellitus Tipo 1

O diabetes tipo 1 pode afetar diversos √≥rg√£os do seu corpo, como cora√ß√£o, f√≠gado, rins, nervos e vasos sangu√≠neos. √Č preciso manter os n√≠veis de glicose no sangue sempre controlados. Em longo prazo, algumas das conseq√ľ√™ncias do diabetes s√£o:

  • Microangiopatia, que √© uma doen√ßa que afeta pequenos vasos com danos oculares. Isso pode afetar a retina e causar cegueira ou os vasos renais, causando insufici√™ncia renal.
  • Macroangiopatia ou problemas card√≠acos: o diabetes tipo 1 aumenta o risco de desenvolver diversos problemas do cora√ß√£o, como angina, infarto, estreitamento de art√©rias e hipertens√£o.
  • Problemas renais: o diabetes pode afetar os sistemas de filtra√ß√£o do rim, causando insufici√™ncia renal e necessidade de hemodi√°lise.
  • Problemas na regi√£o dos nervos, diminui√ß√£o da sensibilidade nervosa, dores profundas, problemas nos p√©s. Chamamos isso de neuropatia diab√©tica.
  • Danos aos p√©s: problemas de irriga√ß√£o sangu√≠nea nas regi√Ķes dos p√©s e falta de sensibilidade nervosa aumenta o risco de complica√ß√Ķes, conhecidamente como ‚Äúp√© de diab√©tico‚ÄĚ. Isso aumenta o risco de infec√ß√Ķes e pode levar √† amputa√ß√£o parcial ou total.
  • Problemas na pele e boca: o diabetes leva a um aumento nos problemas de pele, como aumento de infec√ß√Ķes e gengivite.
  • Osteoporose
  • Complica√ß√Ķes na gravidez
  • Problemas de audi√ß√£o

Tratamento Diabetes Mellitus Tipo 1

Dieta

Em caso de diagn√≥stico (geralmente na inf√Ęncia) da diabetes tipo 1, a primeira medida a ser tomada com o seu m√©dico √© efetuar uma dieta adaptada, isto √©, consumir mais a√ß√ļcares de libera√ß√£o prolongada (como massas e p√£es), mais fibras e aumentar a ingest√£o de √°cidos graxos poliinsaturados (√≥leo de oliva e de girassol, √≥leos vegetais ao inv√©s de √≥leos de origem animal).

Insulina

A segunda medida é iniciar um tratamento medicamentoso sob prescrição médica.

Na maioria das vezes deve ser um tratamento √† base de insulina, que pode ser tomada de diferentes maneiras: como inje√ß√£o em intravenosa, intramuscular ou subcut√Ęnea, e recentemente existem novas formas de administra√ß√£o, como spray para tomar uma ou v√°rias vezes ao dia.

Distinguimos as insulinas Ultra-r√°pidas (o efeito da insulina ocorre ap√≥s 15 minutos e a sua dura√ß√£o √© de 6 horas),  R√°pidas (efeito ap√≥s 30 minutos e dura√ß√£o de 8 horas), Intermedi√°rias/lentas (efeito ap√≥s 30 minutos, 1h30 ou 2h30 e dura√ß√£o de 24 horas) e Ultralenta (efeito ap√≥s 4 horas e dura√ß√£o de 28 horas) para outras informa√ß√Ķes, consulte um especialista. 

O objetivo final do tratamento é conseguir uma estabilização da taxa de glicemia.

Confira o mini treinamento gratuito que ir√° te ensinar como se livrar da insulina ‚Ėļ‚Ėļ CONHE√áA ESTE M√ČTODO AQUI QUE REVERTE SEU DIABETES EM AT√Č 30 DIAS ‚óĄ‚óĄ

diabetes controlada banner 725x342
0 Shares: