Exercícios Físicos Para Diabéticos: 6 Razões Para Fazer

Exercicios fisico para diabeticos
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É comum pensar que pessoas com diabetes não devem praticar exercícios físicos devido ao risco de surgir uma hipoglicemia durante a atividade.

Porém, praticado com orientação profissional e acompanhamento médico (monitorização de níveis de insulina e glicose), o exercício físico pode ser bastante benéfico para quem tem diabetes.

A prática regular de exercício físico, em especial os exercícios aeróbios:

O exercício é também uma forma eficaz de prevenir complicações da Diabetes e de controlar os níveis de glicemia.

O exercício é benéfico pois vai estimular a produção de insulina e facilitar o seu transporte para as células.

Se fizer controlo da glicemia antes e

depois da prática de exercício vai facilmente perceber os seus benefícios.A prática de exercício vai melhorar a sua condição cardiovascular geral.

Não precisa de se tornar um atleta! Pode optar por vários tipos de exercícios consoante a sua idade, gosto e condição física.

Pode começar por caminhadas diárias de 30 minutos em piso plano e regular.

Se optar por exercícios de ginásio informe os profissionais que tem diabetes. Os exercícios mais benéficos devem ser de intensidade moderada e de longa duração (40 minutos-1 hora).

Quais Os Tipos De Diabetes Que Existem?

A diabetes pode ser classificada em dois principais tipos:

Tipo 1 (Diabetes Insulino Dependente)

É mais rara. O pâncreas produz insulina em quantidade insuficiente ou em quantidade deficiente ou ambas as situações.

Como resultado, as células do organismo não conseguem absorver, do sangue, o açúcar necessário, ainda que o seu nível

se mantenha elevado e seja expelido para a urina.

A diabetes tipo 1 aparece com maior frequência nas crianças e nos jovens, podendo também aparecer em adultos e até em idosos.

Não está diretamente relacionada, como no caso da diabetes tipo 2, com hábitos de vida ou de alimentação errada, mas sim com a manifesta falta de insulina.

Tipo 2 (Diabetes não Insulino Dependentes)

É a mais frequente (90 por cento dos casos).

O pâncreas produz insulina, mas as células do organismo oferecem resistência à ação da insulina.

O pâncreas vê-se, assim, obrigado a trabalhar cada vez mais, até que a insulina produzida se torna insuficiente

e o organismo tem cada vez mais dificuldade em absorver o açúcar proveniente dos alimentos.

Contrariamente à diabetes tipo 1, a diabetes tipo 2 aparece normalmente na idade adulta e o seu tratamento, na maioria dos casos, consiste na adoção de uma dieta alimentar, por forma a normalizar os níveis de açúcar no sangue. Recomenda-se também a atividade física regular.

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Diabetes Gestacional

O diabetes gestacional é uma condição caracterizada por hiperglicemia (aumento dos níveis de glicose no sangue) que é reconhecida pela primeira vez durante a gravidez.

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A condição ocorre em aproximadamente 4% de todas as gestações.

Geralmente, o diabetes gestacional se cura logo após o parto.

Mas se você teve diabetes gestacional, você está em risco para o diabetes tipo 2.

Dessa forma, é importante manter os cuidados e acompanhamento médico mesmo após ter o bebê.

É Seguro Fazer Exercícios Durante A Gravidez?

O exercício pode ser uma parte importante da sua gravidez. Muitos tipos de exercício não são apenas seguros, mas altamente recomendados. O exercício e a glicose no sangue têm algumas interações vitais.

É essencial para as mulheres com diabetes verificarem os níveis de glicose no sangue todos os dias. A glicose (açúcar) passa da mãe para o bebê.

No início da gravidez, o excesso de glicose pode causar defeitos congênitos. Exercício e dieta podem ajudar a manter a glicose em níveis normais.

Eles também podem ajudar a controlar o peso.

É importante conversar com o seu médico para que você possa tentar alcançar um equilíbrio entre o exercício certo para você e seu bebê – e o controle adequado da glicemia para você.

Se você está apenas começando uma rotina de exercícios, converse com seu médico primeiro.

Se você se exercitava antes de engravidar, normalmente pode continuar a fazê-lo, embora o seu médico possa recomendar reduzir um pouco o ritmo ou fazer uma mudança em suas atividades.

Discuta o tipo de exercício adequado para você e as precauções que deve tomar.

Benefícios Dos Exercícios

Quando faz exercício está a estimular o seu pâncreas a produzir insulina e, por outro lado, como está a exercitar os músculos, eles precisam de energia.

Deste modo, também está a aumentar a utilização de

glicose pelos músculos impedindo que esta se acumule no sangue e aumente a sua glicemia.

Para comprovar isto pode fazer um teste: faça a sua medição da glicemia antes e depois de fazer exercício e verifique a diferença!

 Razões Para Fazer Exercício

– Melhora a saúde cardiovascular;

– Fortalece os músculos das costas proporcionando um melhor suporte à sua coluna vertebral;

– Ativa a circulação. O exercício dilata os vasos sanguíneos fazendo com que chegue mais sangue a todo o corpo;

Diminui a sua tensão arterial, que é um dos fatores que mais predispõe a complicações cardiovasculares graves;

– Ajuda na perda de peso,  o exercício físico, aliado a uma alimentação saudável, é a forma mais eficaz de perder peso;

– Melhora o humor e a autoconfiança, durante o exercício são libertadas hormonas responsáveis pela sensação de bem estar. Vai sentir-se mais bem disposto e verá a qualidade do seu sono melhorar.

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