Frutas Para Diabéticos: Lista Com 12 Aliadas e 7 Para Evitar

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Pessoas com diabetes devem ter uma atenção especial com a alimentação. Por isso separamos uma lista com as principais frutas para diabéticos. Confira abaixo as TOP frutas para diabéticos.

Frutas ricas em carboidratos, como uva, figo e frutas secas não são recomendadas para quem tem diabetes porque elas contém muito açúcar aumentando as chances de picos de glicemia.

A melhor escolha é consumir a fruta fresca, principalmente aquelas ricas em fibras ou que podem ser consumidas com casca, como tangerina, maçã, pera e laranja com bagaço, pois a fibra ajuda a diminuir a velocidade que o açúcar é absorvido, mantendo a glicemia controlada

Qual A Melhor Hora Para Comer Frutas

O diabético deve preferir comer frutas logo depois das refeições do almoço e jantar, como forma de sobremesa.

Mas também é possível comer uma fruta rica em fibra, como kiwi ou laranja com bagaço no café da manhã ou nos lanches desde que na mesma refeição a pessoa coma 2 torradas integrais, ou 1 pote de iogurte natural, sem açúcar, com 1 colher de linhaça moída, por exemplo.

Goiaba e abacate são outras fibras que o diabético pode comer, sem muita preocupação com a glicemia

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Frutas Que Devem Ser Evitadas

Algumas frutas devem ser consumidas com moderação pelos diabéticos por conterem mais carboidratos ou por terem menos fibras, o que facilita a absorção do açúcar no intestino.

Os principais exemplos são ameixa em calda enlatada, açaí polpa, banana, jaca, pinha, figo e tamarindo.

Frutas Para Diabéticos – Pêra

Ela é rica em uma série de nutrientes: água, fibras e as vitaminas A e C. Seu consumo por pessoas com diabetes está liberado.

Frutas Para Diabéticos – Maçã

Dentre as frutas para diabéticos, é uma das que mais se destaca. Possui uma fibra responsável pelo controle da glicemia. Além disso, também é muito rica em vitaminas e outros nutrientes.

Frutas Para Diabéticos – Laranja

Outra fruta que pode ser consumida sem medo por quem possui diabetes. Vale lembrar também que a fruta é muito rica em vitamina C.

Frutas Para Diabéticos – Abacate

Outra que se enquadra perfeitamente na categoria de “frutas para diabéticos”, a única atenção é que o abacate não deve ser consumido em demasia, devido aos seu índice calórico.

Frutas Para Diabéticos – Cereja

A cereja é cheia de benefícios. Possui as vitaminas A, C e E, além de servir como antiviral, anti-inflamatório e até antialérgico.

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Frutas Para Diabéticos – Coco

O coco tem um papel importante na hora de evitar bactérias e fungos no intestino. Para os diabéticos, se destaca mais por diminuir a carga glicêmica.

Por ser rico em ácidos graxos e ácido láurico, o coco é um importante combatente de bactérias e fungos”, explica a endocrinologista.

Tais substâncias também cumprem um papel importante na nutrição das células intestinais, enriquecendo a imunidade.

A gordura do coco favorece a saciedade e reduz a inflamações, além de ser um alimento que reduz a carga glicêmica, especialmente quando combinada com outras frutas ou carboidratos.

Frutas Para Diabéticos – Limão

Para quem tem diabetes, um dos principais problemas são as hemorragias. O limão, além de ajudar a prevenir este mal, também é ótimo para quem tem problemas nas artérias.

Frutas Para Diabéticos – Amora

O consumo dessa fruta deve ser moderado por quem sofre de diabetes, mas ela pode ser consumida. Dentre os seus benefícios está a estimulação da liberação da insulina. Ela também pode auxiliar no controle da pressão arterial.

Frutas Para Diabéticos – Manga

Melhora a visão, diminui o colesterol, combate a acidez e melhora a digestão. E esses são apenas alguns dos benefícios dessa fruta.

Frutas Para Diabéticos – Pêssego

Contribui para a saúde da pele, problemas cardiovasculares e até ajuda no retardamento do envelhecimento.

Frutas Para Diabéticos – Melão

Rico em vitaminas C e B. Porém, o seu consumo deve ser moderado: uma fatia de tamanho médio já é o suficiente para o consumo diário.

Frutas Para Diabéticos – Berry (Mirtilos, Amoras, Framboesas…)

Essas frutinhas são super alimentos para o diabetes! Elas são carregadas com antioxidantes, vitaminas e fibras. Uma porção de berries (equivalente a ¾ xícara) possui 62 calorias e 16 gramas de carboidratos (variando por tipo de Berry).

Indicamos como acompanhamento iogurte grego natural com uma porção de berries no café ou sobremesa!

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