Pré Diabetes: Causas e 3 Fatores de Risco

pre diabetes dr rocha diabetes
diabetes controlada banner 336x280

Se você foi diagnosticado com pré diabetes preste muita atenção neste artigo para saber a melhor forma de tratar a pré diabetes.

Você deve iniciar seu tratamento o quanto antes para evitar que seu quadro clínico se agrave para uma diabetes.

Pré Diabetes: Afinal O Que É A Pré Diabetes

Pré diabetes é a fase de precursor de diabetes mellitus em que nem todos os sintomas necessários para identificar uma pessoa como diabético estão presentes, mas de açúcar no sangue é anormalmente alta. Esta etapa é frequentemente referida como a “zona cinzenta”.

A síndrome metabólica e pré-diabetes pode ser o mesmo distúrbio, assim diagnosticada por um conjunto diferente de biomarcadores . 

O pré-diabetes é a situação clínica que precede o diagnóstico do diabetes tipo 2. Neste momento, o corpo começa a dar sinais, principalmente através dos exames de sangue, que os níveis de açúcar (glicemia) estão começando a ficar elevados, e os níveis de insulina também.

O pré-diabetes é muito conhecido pelo estado de resistência à insulina, quando o pâncreas passa a produzir insulina em excesso na tentativa de controlar os níveis de açúcar

Causas E Fatores De Risco

A pré diabetes está diretamente ligada ao ganho de peso, a tendência familiar e genética, o sedentarismo e a alimentação baseada em alimentos hipercalóricos estão todos envolvidos como possíveis causas de pré-diabetes. Diabetes é uma doença multifatorial e, portanto, várias causas estão envolvidas em conjunto.

Um dos principais fatores de risco da pré diabetes é o ganho excesso de peso.

diabetes controlada banner 730x200
Você Também Vai Gostar

Diagnóstico

A medição de glicemia em jejum entre 100 e 125 mg/dL indica a necessidade de se fazer a curva glicêmica simplificada com 75 gramas de glicose.

Após este procedimento, se a curva glicêmica na segunda hora apresentar um valor de glicemia entre 140 e 199 mg/dL o diagnóstico pode ser pré diabetes.

Tratamento

Em grande parte dos casos o tratamento do pré-diabetes vai se iniciar com as orientações para modificação de hábitos de vida: dieta com redução de calorias, gorduras saturadas e carboidratos, principalmente os simples, além do estímulo à atividade física.

Para alguns pacientes o médico responsável poderá optar, junto com o paciente, por iniciar tratamento com medicação para prevenir a evolução para o diabetes.

Nos pacientes com pré-diabetes, se estão em sobrepeso ou obesidade, a perda de cerca de 5% a 7% do peso corporal já leva a uma melhora metabólica importante.

Com o uso de medicação de forma associada, também é possível evitar a progressão do pré-diabetes para diabetes em muitos casos. 

Prevenção

A melhor forma de se prevenir da Pré Diabetes é com uma alimentação saudável e balanceada, rica no consumo de verdura, legumes, carnes magras e redução de carboidratos e gorduras saturadas. O hábito de se praticar atividades físicas também ajuda na prevenção.

Saiba como combater a Diabetes Tipo 2 e a Pré-Diabetes Com o ►► PROGRAMA DIABETES CONTROLADA VEJA AQUI ◄◄

diabetes controlada banner 725x342
0 Shares: