Taxa De Glicose: 5 Alimentos Que Controlam A Taxa De Glicose

taxa de glicose alimentos que controlam
diabetes controlada banner 336x280

Pessoas que sofrem com elevada taxa de glicose no sangue, mais conhecida como diabete, precisam de uma alimentação bem planejada e controlada, para que os alimentos que forem consumidos atuem também na regulação das taxas da glicose.

Ter diabete não significa abrir mão de todos os prazeres gastronômicos. O diabético pode comer praticamente tudo o que gosta, mas sempre com moderação.

Entre as taxas que devemos estar sempre de olho no nosso organismo, a de glicose parece ser a mais temida, já que está diretamente ligada ao consumo de doces.

A insulina é o hormônio responsável pelo controle da glicemia no nosso sangue, portanto, para manter a taxa de glicose saudável é preciso consumir alimentos que estimulem a sua produção.

O Que É A Glicemia?

A taxa indica a concentração de glicose (açúcar) no sangue e é considerada normal se estiver entre 60 e 99 mg/dL. Em linhas gerais, quem obtém muito açúcar da alimentação desenvolve resistência a um hormônio chamado insulina, produzido pelo pâncreas. E é justamente a insulina a responsável por empurrar a glicose para dentro das células para que seja usada, ali, como fonte de energia.

Porém, quando esse processo não acontece como deveria, a glicose passa a se acumular no sangue e seu excesso é eliminado pelos rins, através da urina, antes que o organismo consiga utilizar a substância como um importante combustível para suas atividades. Por isso mesmo, o desequilíbrio nos níveis de glicose pode comprometer o funcionamento dos rins, além de acarretar outras consequências sérias, como problemas de visão e decoração, incluindo o infarto.

Você Também Vai Gostar

Como Controlar A Taxa De Glicose

O ideal é que a dieta seja fracionada e balanceada. “Toda vez que nos alimentamos, a glicemia tende a disparar, desencadeando o aumento da secreção de insulina. Então, não convém fazer longos períodos de jejum e é altamente recomendável que se evite comer muito em cada refeição.

Essa é uma saída eficiente para evitar crises de hiperglicemia, quando a glicemia aumenta de maneira súbita no sangue, elevando os níveis de insulina e causando mal-estar”, explica Ricardo Zanuto.

Taxa de Glicose Controlar com Berinjela

Como a sua casca é rica em fibras, o seu consumo atua diretamente na nossa digestão, deixando-a mais lenta. Isso faz com que o próprio organismo reduza os níveis de açúcar no sangue.

Taxa de Glicose Controlar com Farinha de maracujá

A farinha feita da casca do maracujá é rica em pectina, uma fibra solúvel com capacidade de reter água no nosso organismo. Isso retarda o esvaziamento gástrico e o trânsito intestinal, eliminando parte da gordura e do açúcar ingeridos durante as refeições.

diabetes controlada banner 730x200

Taxa de Glicose Controlar com Aveia

A aveia possui diversas fibras solúveis que, em contato com a água, formam géis que diminuem a absorção de certas substâncias presentes no bolo fecal, como glicose e colesterol.

Taxa de Glicose Controlar com Linhaça

Por conter fibras, a linhaça ajuda a regular a absorção intestinal dos açúcares provenientes dos alimentos. Além disso, é fonte de ácido linolênico, essencial na composição das moléculas de hemoglobina, que contribuem para a diminuição da glicemia.

Taxa de Glicose Controlar com Feijão branco

O feijão branco possui uma proteína denominada faseolamina, que inibe a digestão do carboidrato. Desta maneira, a absorção de açúcar no sangue é retardada.

Taxa De Glicose Outras Dicas Para Controle Da Glicose

  • Tente obter e manter o peso dentro dos limites adequados para a sua altura, sexo e atividade física.
  • Faça várias refeições ao dia, pois desta forma torna-se mais fácil controlar os níveis de glicose no sangue. Nunca fique muitas horas sem comer.
  • Procure fazer as refeições nas horas certas, de acordo com os conselhos do médico ou nutricionista. O horário das refeições deve ser adaptado às doses de insulina e horário em que são tomadas.
  • Procure reduzir o consumo de alimentos fritos e com muita gordura. Opte por alimentos com menor teor de gordura, como queijos com baixo teor de gordura, carne magra, bem como leite meio-gordo ou magro.
  • Procure consumir mais alimentos amiláceos com alto teor de fibras. As fibras existentes, por exemplo, nos feijões, ervilhas, lentilhas, legumes e frutas ajudam a controlar os níveis de glicose no sangue.
  • Evite consumir produtos açucarados. Evite bebidas açucaradas. É mais aconselhável comer um bolo no final de uma refeição do que com o estômago vazio, pois desta forma não originam “picos” muito altos de glicose no sangue.
  • Não utilize sal em excesso. Uma elevada dose de sal contribui para uma pressão arterial alta.
  • Beba bebidas alcoólicas com moderação, mas nunca com o estômago vazio. O álcool pode causar hipoglicemia (ou um nível baixo de glicose no sangue), caso esteja a tomar injeções de insulina ou comprimidos.
  • Beba muita água, o ideal é beber de seis a oito copos de água por dia. Vale também para sucos, desde que não estejam adoçados, e nessa categoria entra também os chás (pode ser bebido quente o gelado).

Taxa De Glicose – 5 Alimentos Que Não Podem Faltar Na Sua Dieta

Pêssego, feijão carioca, morango, maçã com casca e amendoim.

Por que fazem bem: o pêssego é fonte de minerais, carotenóides e os polifenóis, substâncias reconhecidas as suas funções no controle da glicemia.

Já o feijão contém pectinas e gomas que diminuem a absorção do açúcar. O morango, além de antioxidante, é uma das frutas que possui os mais baixos teores de açúcar em sua composição.

As fibras insolúveis, contidas na casca da maçã, melhoram o funcionamento intestinal, arrastando o excesso de glicose para fora.

Por fim, o amendoim é cheio de proteínas e de gorduras monoinsaturadas, e não contribui para elevar o índice glicêmico.

Confira o mini treinamento gratuito que irá te ensinar como se livrar da insulina ►► CONHEÇA ESTE MÉTODO AQUI QUE REVERTE SEU DIABETES EM ATÉ 30 DIAS ◄◄

diabetes controlada banner 725x342
0 Shares: